A Emirates foi classificada como a companhia aérea mais segura do mundo em matéria de resposta à pandemia da Covid-19, de acordo com o Safe Travel Barometer (medidor de segurança de viagens).
A companhia aérea, que estabeleceu padrões de segurança líderes no setor desde o regresso às suas operações em maio, é a primeira na classificação de viagem segura com a pontuação de 4.4 (máximo 5.0) entre mais de 200 companhias aéreas avaliadas em todo o mundo.
A pontuação é baseada em uma auditoria independente de 26 parâmetros de saúde e segurança que avaliam protocolos de segurança, conveniências aos viajantes e excelência dos serviços anunciados pelas companhias aéreas.
Entre as companhias aéreas analisadas a companhia de bandeira portuguesa, TAP, surge na 49.ª posição. Mas o TOP10 é constituído pelas seguintes companhias (que se seguem à líder Emirates): Etihad Airways (4.3), Qatar Airways (4.2), Singapore Airlines (4.1), Ibéria (4.1), Vistara (4.1), Air France (4.1), Air China (4.1), Lufthansa (4.1) e Oman Air (4.1).
O ‘Safe Travel Barometer’ é a solução mais abrangente para monitorizar e comparar iniciativas de fornecedores que atuam no setor de viagens, turismo e hotelaria em todo o mundo após a pandemia. O seu mecanismo de classificação analisa medidas de segurança e padrões de higiene em todos os pontos de contacto do processo de viagem dos viajantes
Já no que diz respeito aos aeroportos, os terminais de Abu Dhabi (AUH) e Dubai (DXB), nos Emirados Árabes Unidos, lideram o ranking mundial dos aeroportos mais seguros do mundo contra o coronavírus, com nota 4.4 em 5.0 pontos.
Entre as diferentes categorias, o ‘Safe Travel Barometer’ realiza uma pontuação – denominada ‘Safe Travel Score’ – para mais de 400 aeroportos em todo o mundo, onde é realizada uma auditoria independente de 29 medidas de saúde e segurança do viajante, levando em consideração os protocolos Covid, a experiência e o conforto do viajante.
Os principais aeroportos em todo o mundo alcançaram o Safe Travel Score semelhante devido à rápida introdução de iniciativas locais. No geral, 63 dos 424 aeroportos (15%) avaliados foram avaliados em 4.0 ou superior. O Aeroporto de Lisboa recebeu 3.3 e surge na 204.ª posição.
Neste caso, o TOP10 com os aeroportos que alcançaram o nível mais alto de classificação 4.4 incluem ainda o Hamad International (DOH) do Catar, o Heathrow de Londres (LHR) e o Aeroporto Xangai de singapura (SIN); seguem-se o Aeroporto Internacional de Atenas (ATH) da Grécia, o Aeroporto Internacional da Capital de Pequim (PEK), Boston-Logan (BOS), o Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji (BOM) e o Aeroporto Internacional Ben-Gurion (TLV), todos empatados em 4.3 cada.














